SER FELIZ
Não há fórmulas secretas para a felicidade mas se houvesse poderia ser:
FELICIDADE = CONHECERES-TE A TI MESMO E AOS OUTROS
És feliz quando estás bem contigo mesmo e com os que te rodeiam. És feliz quando vives em harmonia com o mundo. Mas tu és dono da tua felicidade, és o responsável por ela. Só tu podes ser feliz por ti mesmo. Se não quiseres ser feliz e viveres assim, por mais experiências que tenhas, por muitas pessoas que apareçam na tua vida, nada nem ninguém te vai dar a felicidade.
A felicidade é um estado de Ser, é um estado psicológico. Ou se é feliz ou não se é feliz. Não há mais ou menos feliz. Ou se é ou não se é. Felicidade não é alegria mas a segunda faz parte da primeira. Podes estar a passar por uma experiência menos boa e mesmo assim seres feliz porque estás bem contigo mesmo.
Se gostas de rir, ri muito. Ri, ri, ri. Quando estás bem, feliz, sorridente, risonho, ali está a manifestação máxima de Deus. Porque é que as crianças riem tanto ao contrário dos adultos? Porque ainda não estão programadas para encarar a vida de uma perspetiva séria, cinzenta. Lembro-me que quando era criança e ouvia as crescidos dizerem que a vida não era cor-de-rosa mas sim muito cinzenta, no meu interior dizia para mim mesma: aconteça o que acontecer, prometo a mim mesma que vou ver sempre a vida muito colorida. Tornei-me naquilo que pensei. Ao longo da minha curta (mas intensiva) vida já passei por muitas provas de dor, sofrimento, já chorei, já me revoltei, já fiz muitas “asneiras”, já tive dias muito cinzentos em que não via o sol a brilhar, mas agora olho para mim e vejo que tudo valeu a pena. Aos olhos dos outros posso não corresponder ao perfil de pessoa bem sucedida que paira no inconsciente coletivo mas tenho algo que os outros não têm: felicidade constante. Eu Sou feliz! Eu Sou muito feliz!
A verdadeira felicidade não depende de nada nem de ninguém. Não podes colocar a tua felicidade nas mãos dos outros ou de algo, senão serás sempre escravo do exterior porque colocaste a tua estabilidade fora de ti. Muitos dizem: “vou ser feliz quando tiver o emprego que sempre idealizei”, “quanto tiver aquele carro, então serei feliz”, “quando encontrar o meu príncipe encantado, iremos viver felizes para sempre”. Ei, pára. Tu podes ser feliz aqui e agora, neste exato momento em que lês este artigo. Basta que tomes essa decisão. Podes ter um doutoramento e estares a trabalhar numa caixa de supermercado e seres feliz. Podes andar de transportes públicos e seres feliz. Podes estar sozinho e seres feliz. Tudo à tua volta serve para cresceres, para tomares a experiência que tens de tomar para evoluíres. Tudo está para nos servir. A nada nem ninguém nos devemos apegar pois eles podem sair da tua vida mas não será por isso que deixarás de viver. Tu continuas a existir com troika ou sem troika, com menos dinheiro no bolso, sem namorado. O que de mais valor tens está no teu interior e é para lá que deves virar-te. É lá que encontrarás a verdadeira felicidade, a felicidade absoluta que ninguém te pode tirar. Por muito que queiram nenhum tirano pode cobrar impostos pela felicidade, pelo sonho, pelo amor. E isso é o que é realmente importante.
És feliz quando aprendes a viver com base no amor.
Ótimo 2012!
Sem comentários:
Enviar um comentário