As crianças de hoje são
diferentes das de antigamente. Isso é notório e ninguém pode questionar. Crendo
ou não, a Lei da Evolução é um facto. Assim, as crianças de hoje são
naturalmente mais inteligentes, enérgicas, curiosas e, enquanto adolescentes e
jovens adultos, mais inconformadas com o sistema vigente. Sempre houve crianças
especiais, mas desde a década de 80, que se assistiu a um boom de seres com outra energia. Contudo, a educação que lhes é
dada não lhes dá a oportunidade para explorarem todo o seu potencial. É quase
como termos um diamante sujo. Essa pedra preciosa precisa de ser polida para
brilhar intensamente.
O que se segue é um resumo da
obra “A Educação na Era de Aquário”, do Mestre Hilarion. Recomendo vivamente este
livro. O Mestre fala de uma forma extensiva e intensiva da Educação a vários
níveis. Contudo, nesta síntese debruçar-me-ei mais no sistema educativo a
implementar, assim como referirei algumas linhas gerais da educação da
criança/adolescente.
O Mestre Hilarion defende um
sistema educativo integral e integrado. Integral porque o ser humano deve saber
de tudo um pouco e não se restringir apenas à língua materna, as matemáticas ou
ciências. Temos de formar adultos que possam responder aos desafios nos vários
campos de atuação humana. Na educação integrada, assiste-se a cinco fatores
preponderantes no desenvolvimento infantil: a criança, o ensinamento, a
família, a escola e a sociedade. Estes cinco aspetos devem e têm que se
relacionar entre si, para se proceder às mudanças que é necessário implementar
no mundo. A família só por si consegue pouco, a escola sozinha pouco consegue,
portanto, o crescimento e desenvolvimento saudável de um indivíduo vai depender
dele e da forma como se inter-relaciona com os outros elementos.
Na escola, há que aproveitar o
melhor de cada aluno. Como alguém disse, um dia, se todos formos uma nota
musical, juntos compomos uma bela melodia. É isso que se requer de um grupo.
Cada um tem características, potenciais, competências e capacidades, que os
outros ou não têm ou têm em menor grau. Portanto, deve-se abolir a competição e
passar a fazer com que haja a interajuda entre os colegas de turma. Outra
característica deste novo modelo é a questão do professor guiar o percurso
académico da criança, desde cedo, consoante as suas aptidões. Não há bons alunos
nem maus alunos. Há crianças que gostam mais de matemáticas do que de desporto,
outras que têm mais inclinação para as artes do que para as línguas e, conforme
as suas características, há que conduzir o indivíduo para a área onde ele possa
desenvolver a missão que trouxe para esta vida.
Há três áreas que têm de ser
matérias obrigatórias nos currículos escolares:
- a ecologia: desde criança, o indivíduo deve tomar noção do seu papel
neste planeta, que é a nossa casa, estimando-a, preservando-a e cuidando-a;
- a alimentação: ensinar não só às crianças, como aos pais, os
cuidados a ter com a comida que se ingere, de forma a proporcionar a melhor
saúde possível ao corpo físico, respeitando-o;
- o voluntariado, ou aquilo a que o Mestre designa como “obras de
caridade”: envolver a criança na sociedade onde está inserida, pregando o amor
ao próximo, incentivando-a a dar de si aos outros.
É interessante verificar que o
Mestre Hilarion nunca, em parte alguma, pede para se falar de Deus às crianças.
Antes pelo contrário. Ele diz que só na adolescência, é que se inicia o caminho
espiritual. Na infância há que educar para o amor; a criança deve ter
experiências que a levem a experimentar o amor, o serviço, a ajuda ao próximo.
Naturalmente, o Eu Superior de cada um, irá aparecer no devido momento, levando
o indivíduo a procurar algo mais. Se refletirmos bem, tem a sua lógica. Quantas
pessoas não conhecemos traumatizadas com Deus, com a religião, com a
espiritualidade, devido a experiências pouco agradáveis que tiveram na
infância, porque alguém as obrigou a algo ou causou-lhes medo, falando-lhes desse
ser a que chamamos Deus?
Acabo este artigo com uma
mensagem do Mestre Jhasua, que afirma que as verdadeiras revoluções num país
jamais se darão com guerras ou mudanças no Governo. As grandes mudanças
dar-se-ão através da educação das crianças de hoje, adultos amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário