segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COMO FAZER CATAPLASMAS DE ARGILA?

Como já várias pessoas me perguntaram como se fazem cataplasmas de argila, achei por bem hoje escrever sobre este assunto.

Antes de mais, convém falar um bocadinho sobre a argila. Antigamente, a argila fazia parte dos hábitos quotidianos e não havia farmácia alguma que não a tivesse para os seus inúmeros fins. Com o passar dos anos e com o poderio económico-farmacêutico que se instalou até aos dias de hoje, a argila foi perdendo lugar nos tratamentos médicos convencionais. Tudo porque a argila não é um produto que interesse ser utilizado pelas massas, já que arruinaria a indústria farmacêutica.

Ao contrário de qualquer produto químico que destrói tudo à sua passagem, quer sejam células ruins ou boas, a argila, sendo um elemento natural (terra) contém inteligência e por isso, ela discerne do que é bom e do que é mau. Assim, ela “chupa” tudo o que seja nefasto, preservando as células saudáveis. A argila tem um poder purificante e pode ser usada em vários males. A juntar a isto, é muito fácil de utilizar e super económica (1 quilo custa 1 euro e pouco).

Os cataplasmas de argila são ótimos para acalmar a febre interna de que falei há uns tempos atrás, nos artigos sobre medicina natural. No entanto, não há nada melhor do que experimentar para se ver os efeitos logo na primeira sessão. Passo a explicar como se faz:


1º Num prato ou tigela de plástico, vidro ou cerâmica, colocar argila em pó (a quantidade é variável).

2º Adicionar água (não é aconselhável ser água da torneira) e mexer com uma colher de pau (o alumínio mata as propriedades da argila), até se formar uma massa homogénea e moldável.

3º Recortar 2 ou 3 folhas de jornal à medida da barriga. Juntar as folhas umas sobre as outras, de forma a ficar apenas uma.

4º Colocar a argila no jornal e cobrir a folha toda uniformemente (convém ficar pelo menos com 1 cm de espessura).

5º Colocar o jornal na barriga, com a parte da argila virada para dentro, em contacto com a pele.

6º Passar uma ligadura à volta da barriga e costas, de forma a ficar bem apertado para a argila não cair.

7º Esperar até que a argila fique dura, o que pode demorar entre 2 a 3 horas (pode-se também fazer isto à noite e dormir com o cataplasma), e depois retirar a ligadura e o jornal.


Ao retirar, observa-se que a argila ficou dura e por isso, sai com facilidade. Tal significa que a argila retirou o excesso de calor que estava naquela zona do corpo.

Esta é uma forma convencional de se utilizar a argila para purificação do corpo. No entanto, também pode ser usada em casos de dores numa determinada parte do corpo, inchaços, infeções e uma série de outros casos. Não há nada como experimentar, ver os efeitos e continuar.

19 comentários:

  1. Boa tarde, Tânia.

    Ainda bem que descobri este artigo, pois tenho uma dúvida em relação à cataplasma. A minha questão é, o que fazer com a cataplasma depois dela ser utilizada? É possível reutilizar a argila numa nova cataplasma? Se sim, como prepará-la? Ou deve ser deitada fora? Se esta for a opção, pode ser encaminhada para compostagem, ou deve ir para o lixo?

    Vou guardar o seu blog nos favoritos, parece-me que aborda temas muito interessantes.

    Obrigada pela sua atenção.

    Tenha um excelente dia!
    Lucia

    ResponderEliminar
  2. Olá Lúcia :)

    Desculpe só responder agora mas, na verdade, só hoje vi o seu comentário :( Depois de utilizada, a argila deve ser deitada fora. Preferencialmente, deve voltar à sua origem, ou seja, deitá-la na terra para continuar o seu ciclo. A argila absorve a energia do corpo, portanto jamais deve ser reutilizada seja para o que for.

    Obrigada pelo seu comentário.

    Votos de muitas felicidades.

    Com carinho,


    Tânia

    ResponderEliminar
  3. Olá Tânia!

    Obrigada pela sua resposta. :-)

    Na verdade, essa minha dúvida surgiu-me, pois nunca tinha usado argila e estava a interessar-me pelo assunto. Entretanto, comecei a usá-la e percebi por experiência própria (sempre a melhor fonte de sabedoria...) que realmente não é possível reutilizá-la.

    Quanto à sugestão de devolvê-la à terra para continuar o ciclo, e vivendo eu na cidade, pergunto-me se as minhas plantas de vaso ficariam felizes ou infelizes por receber as minhas energias. Não quero matar as plantinhas, por isso até agora a opção tem sido deitar fora a argila usada. Quem sabe a argila, mesmo usada, misturada à terra dos vasos, não seja assim tão prejudicial às plantas... Vou investigar o assunto...

    Muitas felicidades também para si, Tânia. Fique em Paz.
    Lucia

    ResponderEliminar
  4. Olá Lúcia :)

    Pode fazer das duas maneiras: ou deitar fora a argila ou deitá-la nas suas plantinhas. Claro que elas vão ficar com a sua energia (mas tudo o que é seu tem a sua energia), mas não é assim tão prejudicial. A energia telúrica e os elementais das plantas fazem milagres e, algum tempo depois, a terra renova-se e a energia é transmutada. Claro que a planta vai-se sentir, consoante o seu estado de vitalidade. Portanto, a depositar argila, que seja em plantas em bom estado.

    Boas experiências ;)

    Tudo de bom.

    Muita Luz, Paz e Amor.


    Tânia

    ResponderEliminar
  5. Tânia, muito obrigada pelas suas informações!

    Tudo de bom para si, tenha um Verão cheio de calor humano e de paz!

    Lucia

    ResponderEliminar
  6. Onde se compra argila? para quem tem miomas que tipo de cataplasma se usa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa :)

      A argila compra-se em pacotes de 1 kg nos supermercados, nas ervanárias, nas parafarmácias e nalgumas farmácias. Pode também pedir para encomendar, caso não tenham.

      Pedi esclarecimentos acerca dos miomas a um profissional de medicina chinesa. No seu caso não é recomendável a aplicação do cataplasma de argila, uma vez que esta suga o calor do corpo, arrefecendo-o. Os miomas surgem de alterações hormonais e a acupuntura pode ajudar a equilibrar as funções das hormonas. Peça ajuda a profissionais de medicina convencional e de medicina alternativa.

      Pense positivamente. Acredite que vai melhorar. Tenha fé.

      Faço votos para que melhore.

      Um beijinho,


      Tânia

      Eliminar
  7. NA MATA VIRGEM TB É POSSIVEL CONSEGUIR UMA BOA ARGILA, A MAIS O MENOS 1MT DE PROFUNDIDADE. NO CASO PRA QUEM MORA NO INTERIOR.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/28/2013

    Tania, sou usuário da argila há anos e já tive ótimos resultados. Atesto aos interessados que a argila é algo tão bom que até parece mentira, mas não é.

    Tenho uma dúvida. Utilizar argila em alguma parte do corpo após ter rebido uma vacina, por exemplo para prevenção da gripe e H1N1, pode prejudicar a vacina pelo fato da argila absorver aquilo que é estranho ao corpo, no caso, a vacina?

    Obrigado!
    Fernando

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/28/2013

    Tania, aproveitando, acha que argila é eficiente para combater uma inflamação de esofago possivelmente ulcerado por bacteria Helicobacter pylori ?
    Obrigado!
    Fernando

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Fernando.

    Peço desculpa por só responder agora mas tive que me informar com um amigo da área da Medicina Natural para responder às suas questões muito específicas.

    Quanto à vacina não há qualquer problema em utilizar a argila, porque a dose que é administrada garante que chega sempre o suficiente ao organismo.

    Já a inflamação do esófago é algo demasiado interno e severo, sendo pouco provável que a argila tenha alguma atuação. Contudo, não custa tentar porque não tem efeitos secundários e não é nefasto para o organismo.

    Votos de muita saúde e muita fé :)

    Abraço amigo,


    Tânia

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/09/2013

    Tania, obrigado pelo tema.
    Estou a usar cataplasmas de argila, numa ulcera varicosa e acho que esta a melhorar.

    Acha que é util tambam para expelir umas pequenas falhas de osso na perna, que apareceram agora, depois de um acidente rodoviario, ha 25 anos.
    Os medicos dizem que a operação agora, para as procurar, pode trazer más consequencias.
    Boa saude

    Obrigado

    Manuel

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, Manuel.

    A argila é boa para muita coisa mas não me parece que consiga tratar o problema que coloca... mas não custa tentar, pior não há-de ficar e talvez ajude na inflamação local.

    Votos de muita saúde.

    Abraço,


    Tânia

    ResponderEliminar
  13. meu pai está com cirrose hepatica e sente dores abdominais, a cataplasma de argila ajudaria em algo?

    ResponderEliminar
  14. Olá Fabiana Stanley :)

    Deixe-me averiguar junto de um amigo, profissional de saúde, acerca desta situação. Nos próximos dias responde-lho.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, Fabiana.

    Nesse caso, a argila não vai curar mas pode diminuir ligeiramente as dores. É uma questão de tentar e depois ver como o seu pai se sente.

    As melhoras.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Sinto dores fortes no seio esquerdo e axila, provenientes de cistos mamários, faço aplicação de argila verde duas vezes ao dia (manhã e noite), aplico em todo corpo e uma porção mais generosa na área dolorida, este procedimento pode me ajudar? Poderia me esclarecer se posso auxiliar com algo mais meu tratamento? Grata deste já.

    ResponderEliminar
  17. Olá Silmara :)

    Tem tido acompanhamento médico? Tem vigiado os quistos?

    A argila não é suficiente para que os quistos desapareçam mas, claro, depende do tipo de quistos, do tamanho, etc. ... Em pequenos quistos pode ajudar mas esses quistos a que se refere devem ser de tamanho significativo porque tem dores. No seu caso, a argila pode aliviar os sintomas mas nunca resolve um caso grave. Não desista de aplicar a argila porque mal não faz.

    As melhoras.

    Votos de muita saúde.

    Cumprimentos,


    Tânia Duarte

    ResponderEliminar
  18. Olá Tânia!
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu noivo sente muitas dores na nuca, no pescoço e nas costas causada pelo estresse e insônia.
    Eu li muito a respeito da argila, e encontrei esta receita, será que irá cessar as dores que ele sente?

    Obrigada

    ResponderEliminar