quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA: O INGREDIENTE SECRETO

Todos, em qualquer momento das nossas vidas, temos algo ou alguém que muda a nossa conceção de vida. A partir desse momento, procuramos tudo o que nos ajude a ser pessoas melhores, a tornar a nossa vida mais harmoniosa, mais preenchida, a sentirmo-nos mais realizados. E assim nessa eterna busca pela perfeição procuramos o livro, a palestra, a actividade, a escola, o mestre que nos dê a fórmula mágica de sermos felizes a 100% e a tornarmo-nos a pessoa bem-sucedida que sempre desejámos ser.

Estamos na Era da Mudança. O ser humano aspira a uma realização muito mais plena, a um bem-estar constante que se traduza em sucesso em todas as áreas da sua vida: vida pessoal, familiar, social, laboral. Para tal, experiencia tudo o que o possa ajudar a ser mais e melhor pessoa.

Olhando para a tua vida já experimentaste “n” receitas com vista a atingir o cozinhado perfeito. Numas seguiste tudo à risca e o cozinhado ficou quase uma obra-prima mas no fim sentiste que faltava um toque qualquer; noutras, o bolo cresceu, cresceu, cresceu mas ao sair do forno reduziu drasticamente; outras houve em que trocaste ingredientes, esqueceste-te de algo, acrescentas-te combinações pouco salutares e, pensando bem nenhuma das receitas ficou totalmente ao teu gosto. Em todas elas perguntaste-te: o que é que aconteceu aqui?

Pois bem, quero com isto dizer que todos temos um livro, um filme, uma atividade, uma palestra, que consideramos que mudou a nossa vida. Andamos dias e dias com um sentimento de felicidade e realização inexplicável. Sentimos que tudo é fácil, a vida é maravilhosa, somos privilegiados, conseguimos tudo o que quisermos e acreditamos que a partir dali tudo será diferente. E assim passam um, dois, três dias, uma semana, um mês. Vem uma prova e ultrapassamo-la bem. Vem outro desafio e a atitude é a mesma. Ao terceiro problema já pensamos: mas o que é que está mal? A partir dali, caímos. Não entendemos porque é que tal nos está a acontecer, pois fizemos tudo tal e qual como estava na receita. E então pensamos que o problema é da receita e que aquela receita não é a tal. Assim, partimos em busca de outra forma de cozinhar mais eficaz. Procuramos outro chefe, outra cozinha, trocamos de avental e voltamos a pôr a mão na massa. A primeira fornada sai muito bem, a segunda quase perfeita e a partir da terceira começamos a descurar o empenho e o cozinhado sai totalmente diferente do idealizado.

A chave do sucesso e da felicidade a tempo inteiro, 24 horas por dia, 365 dias por ano está nesta palavra: CONSCIÊNCIA. Vivemos uma espiritualidade muito light: passamos por muitas escolas filosóficas, lemos muitos livros de auto-ajuda, conhecemos autores mundiais de desenvolvimento pessoal, já ouvimos falar em várias teorias, muitas leis universais, praticamos exercícios físicos com vista a integração corpo-mente, experimentamos terapias alternativas e o certo é que mesmo assim continuamos a achar que falta algo. Tal acontece porque a informação fica apenas no intelecto não havendo lugar à consciência consciente.

Desde manhã até ao deitarmos, pelo cérebro passam milhares de pensamentos. A atividade cerebral é constante, obrigando-nos a julgar, comparar, opinar sobre tudo e todos. Temos sempre algo a dizer seja sobre o que for. Assim, pensamos que o conhecimento espiritual que recebemos também tem que ser racionalizado, explicado. Ouvimos ou lemos algo e comparamos com aquilo que já sabemos. Quando ouvimos algo pela primeira vez é como se se fizesse luz, para à segunda ou terceira vez já estarmos tão habituados ao sol que nem notamos que é dia.

Para haver efetivamente uma mudança e lograrmos atingir o sucesso e a felicidade constante temos de deixar que a Informação passe a Conhecimento. Este quando é aplicado na prática, no nosso dia-a-dia, torna-se Sabedoria. A prática faz o mestre – mestre de ti mesmo, mestre da tua vida.

Para a informação passar a Conhecimento há que acalmar a mente e não pensar. Meditar é ver, ouvir, sem pensar. Abre a tua mente para receber tudo o que têm para te dizer. Ouve, lê como se fosse a primeira vez. O mesmo tema ouvido ou lido várias vezes tem o poder de ser melhor compreendido e ajudar à expansão da nossa consciência. Mesmo que numa primeira fase te pareça uma perca de tempo, vais ver que com o tempo vais aperceber-te de pormenores que antes te escapavam. Tudo isso contribui para sermos mais sabedores.

Aquietar a mente dá trabalho. Não é algo que se consiga de um dia para o outro mas se não desistires vais domesticá-la e aperceberes-te que tens um controlo maior sobre os teus pensamentos, palavras e atitudes. Lembra-te que tudo tem uma origem. Tudo começa na mente. Se conseguires efetivamente mudar conscientemente a tua parte mental, se tiveres domínio sobre ela constantemente, então, podes estar certo: todos te darão os parabéns – o cozinhado saiu perfeito!

Sem comentários:

Enviar um comentário