sábado, 19 de novembro de 2011

QUERES MUDAR O MUNDO?

Queres mudar o mundo? Queres contribuir para um mundo melhor? Queres que as crianças de hoje cresçam num mundo mais equilibrado, harmonioso, com oportunidades para todos, onde reine a paz e o amor? Queres acabar com a guerra, a violência, a dor, as doenças e todo o tipo de conflitos sociais?

Se queres mudar o mundo a melhor forma é mudares-te a ti mesmo. Há um provérbio chinês que diz “antes de mudares o mundo, primeiro dá três voltas à tua casa”. Olha para ti, olha para a tua vida, olha para a sociedade em que te inseres. Como te vês? Como és? O que fazes a favor dos demais? Como é que encaras os outros? Como é que achas que os outros te vêm?

Ao contrário do que se possa pensar, mais importante do que fazer seja o que for, é Ser. Sendo já estás a dar o teu contributo para esse mundo que queres que seja mais saudável. Mas o que é que implica Ser? “Ser ou Não-Ser eis a questão” (Shakespeare). Por certo já ouviste esta frase mil e uma vezes e poucas vezes refletiste seriamente nela. A melhor forma de Ser é seres íntegro nas tuas palavras, pensamentos, sentimentos e ações. Aquelas pessoas que dizem uma coisa e fazem outra, vivem um fenómeno que o Mestre Hilarião denomina de “fragmentação do eu psicológico”, ou seja, é o que comummente se chama “máscara”. Uma pessoa que usa máscara é aquela que se comporta de maneiras totalmente distintas, às vezes até opostas, em certas áreas da vida, o que pode gerar conflitos interiores que causam stresse, depressões, irritações que depois se vão exteriorizar. Alguém que tenha um ideal na vida, seja ele qual for, consegue a integração psicológica pois passa a trabalhar para o seu fim. Claro está que se esse ideal for altruísta, melhor ainda. Aliás, não há ideal mais superior do que o serviço ao próximo. Neste caso, a pessoa adapta a sua conduta a este ideal e, apesar de se adaptar às diversas circunstâncias, nunca deixa de Ser. Esta é uma das formas de conseguirmos o equilíbrio mental e emocional na nossa vida.

Quando dedicas a tua vida a um bem superior e todas as tuas palavras e ações são concertadas no mesmo sentido, passas a ser um exemplo para os demais, mesmo que este não seja o teu objetivo, isto é, os outros começam a olhar para ti e querem saber porque é que és assim, como mudaste, quais os valores que regem a tua vida. Desta forma, sentem-se ligados a ti e também eles, de forma mais ou menos consciente, começam a alterar as suas vidas, indo de encontro aos valores/princípios que pregas. Assim começa uma enorme corrente que se vai alastrando por várias pessoas e, aos poucos e poucos, as pessoas vão mudando e o mundo também. E esta, hem? ;)

Mudar o mundo está nas tuas mãos

Sem comentários:

Enviar um comentário